POBRE REMEDIADO
Eu já ouvi muito isto: "Fulano é um pobre remediado". E eu ficava pensando: o que é isto? Pobre é pobre, eu sou pobre e não vejo nenhum demérito nisto. Pobre remediado deve ser pobre falsificado, alguém que tem vergonha de ser pobre e como não é rico inventa um eufemismo para tentar amenizar a sua condição de pobre. Antigamente, no meu tempo de criança e adolescente, se falava muito isto, minha mãe usava muito esta expressão. Depois eu fiquei sabendo que o tal "pobre remediado" era uma pessoa que não era "totalmente pobre", era alguém que tinha alguma coisa, uma casinha, uma bicicleta, um cavalo, uma carroça, ou um pedacinho de terra. Esse era o "pobre remediado". Depois eu fiquei pensando: "E quando a pessoa consegue ser menos do que pobre, como é que se chama?". Ser pobre já não é fácil, imagina ser menos que pobre! Pensei, repensei e não cheguei a conclusão nenhuma. Por isto eu continuo pobre, mas hoje já me considero um "pobre remediado". (23-12-2019)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

POEMA DA LAVADEIRA

ZONA RURAL