CAPITU
Conheci Capitu numa de minhas caminhadas. Eu geralmente gosto mais de caminhar sozinho, mas um dia, por acaso, encontrei Capitu. Me lembrei do romance "Dom Casmurro" do famoso escritor Machado de Assis onde o personagem principal se chamava Capitu "que tinha os olhos de ressaca", olhos que arrastam tudo para dentro de si, uma bela analogia aos olhos de Capitu, a enigmática personagem de Machado de Assis. Eu a encontrei por acaso e me afeiçoei por ela, coisa de poeta sem eira nem beira que, obviamente, não é levado a sério. Mas, afinal, quem é Capitu? É fácil definir e posso dizer que foi amor à primeira olhada. Por favor, não pensem outra coisa! Foi afeição, carinho até e, sobretudo, admiração. Ela caminhava com alguém, sua dona, e eu fiquei curioso e perguntei à dona dela qual era o seu nome e ela, a dona, me respondeu: Capitu. Gostei do nome e imediatamente me lembrei da obra prima de Machado de Assis. Todo dia enquanto caminho eu vejo Capitu toda feliz fazendo a sua caminhada levada com carinho por sua dona. Hoje a chamei e ela me olhou com atenção e educação. Parece que ela me quis dizer alguma coisa, mas uma cachorrinha não fala. (24-12-2019)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

POEMA DA LAVADEIRA

ZONA RURAL