CARONA
Tem gente que prefere ir a pé a pegar carona. Tem gente que tem medo e tem raiva de carona. É bom que sobra mais pra nós. Tem hora que uma carona parece que caiu do céu e achou de cair bem perto da gente. Mas tem gente que acha que é depreciativo pegar carona, acha que isto é coisa de "mulher a toa" ou de homem folgado. Por outro lado, tem gente que pega até carona errada: "Cê vai pra onde? Eu vou pra onde ocê tivé ino, quarqué lugá me serve". E entra no carro rápido antes que ele saia e fique sem a sua carona. São os loucos por carona, os caroneiros de carteirinha. Já peguei muita carona e sei como isto às vezes quebra o galho da gente. Um dia um guarda rodoviário, amigo do meu pai, arrumou uma carona pra mim num caminhão daqueles enormes e eu fiquei todo todo na cabine daquele monstro da estrada. Como sou curioso, comecei a olhar tudo dentro da cabine e vi uma frase escrita assim: "Acima de nós só Deus". Nunca mais esqueci esta frase e até hoje me lembro da emoção que foi andar naquele caminhão. Quando chegou no meu ponto eu desci todo vaidoso e fui contar a novidade para os meus irmãos e vizinhos. Mas não é toda carona que é boa não. Tem carona que a pessoa toma e depois se arrepende ou às vezes é morto e deixado na beira da estrada. Deus nos livre desse tipo de carona!
(27-11-2019)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

POEMA DA LAVADEIRA

ZONA RURAL