SER MINEIRO É SER DIFERENCIADO

Quando eu era bem mais novo ouvi muita gente criticando mineiro. Eu ouvia e ficava calado, mas pensativo. Um dia eu disse pra mim: já que é assim a partir de hoje eu serei mineiro da cabeça ao pé, tudo que há em mim será mineiro, até o meu chulé. E a partir daí fiz um pacto com Minas, procurei saber o máximo sobre o meu Estado natal. Como escritor nas horas vagas, como eu costumo dizer, me embrenhei por Minas, suas regiões, cidades e sertões, sua gente, sua culinária tão famosa, rica e gostosa. Seu povo, suas crenças, seus costumes e o seu sotaque, seu modo de falar. Virei um "mineiro chato" apegado a Minas sem morar em Minas e de vez em quando alguém me falava: "Se você gosta tanto de Minas por que não volta pra lá?". Eu mineiramente respondia: eu já estou lá, fisicamente não, mas lá está meu coração. Desenhei o mapa de Minas na minha mente, me especializei em Minas como bom mineiro que me considero. Nasci no município de Manhuaçu, mas poderia ter nascido em qualquer outra cidades entre as 853 que compõem o Estado de Minas. Hoje, quando alguém critica mineiro perto de mim a minha reação é muito diferente, afinal, ser mineiro é ser diferenciado e por Deus abençoado por ter nascido nesse solo sagrado.
(14-03-2021) Cícero Alvernaz (autor)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

POEMA DA LAVADEIRA

ZONA RURAL