SUPERSTIÇÃO
Existe mais gente supersticiosa do que se pode imaginar. Mas o que é superstição? No meu entendimento, superstição é atribuir poderes a algum ser, objeto, lenda, gesto ou oração. Existem pessoas extremamente supersticiosas que não saem de casa sem o seu objeto de proteção. Isto faz parte da vida de milhões de pessoas em nosso País nas mais diferentes classes sociais. Alguém um dia me disse: "Eu não acredito em superstição, mas na dúvida é melhor se proteger". E eu pergunto: se proteger de que, contra que? E eis a resposta: do olho gordo, do mau olhado, do azar... E há pessoas que creem cegamente que existe proteção, por isto são supersticiosas. Tem gente que não larga o seu objeto de devoção, a sua imagem de santo, a sua correntinha, foto ou o seu galho de arruda. É o seu amuleto, a sua proteção diária contra tudo e contra todos. E, além de tudo isto, a pessoa ainda pede a proteção de Deus. Isto que eu acho incoerente, pois Deus é todo poderoso. Mas cada pessoa se agarra àquilo que acha capaz de lhe valer. Superstição é uma religião paralela que muita gente tem e pratica, mas nunca explica, pois é subjetiva e acompanha a pessoa em todos os momentos e faz da pessoa um escravo daqueles objetos e daqueles mantras ou orações. Só Deus pode livrar uma pessoa desse jugo, pois se trata de uma escravidão que a pessoa não admite nem aceita. (20-05-2017)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

POEMA DA LAVADEIRA

ZONA RURAL