COMPANHIA E COMPANIA

"Não existe compania, apenas a palavra companhia, e quando deixamos de pronunciar o -nh desse vocábulo, estamos cometendo um desvio de ortoepia. A ortoepia é uma parte da Fonética que trata da correta articulação dos grupos vocálicos e dos fonemas consonantais". (Google). Uma vez, quando eu trabalhava numa escola, eu fui a uma sala de aula fazer algo e me deparei com algo que me chamou a atenção. A professora tinha escrito na lousa: Compania. Discretamente eu disse a ela que esta palavra não existe, que faltou um h depois do n. Ela me disse que estava correto, discretamente eu repeti que não estava correto e ela me disse era compania de firma e não de acompanhar alguém. Não lhe disse mais nada e saí decepcionado porque isto a gente aprende no primário e nunca mais esquece. Compania não existe, nunca existiu. O correto é companhia.
(30-09-2022)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

POEMA DA LAVADEIRA

ZONA RURAL