VIAGEM DE TREM

Se alguém me perguntar de qual condução eu mais gosto, minha resposta é clara e direta: é do trem. A primeira viagem longa que eu fiz foi de Mogi Guaçu a Ribeirão Preto quando eu tinha 18 anos. Foram cinco horas de viagem à noite, cheguei lá bem de manhã. Não lembro detalhes, mas a viagem, em si, já é cheia de detalhes. O trem é uma máquina puxando vagões em cima de uma linha de ferro rodeada de pedras e tem também os dormentes de madeira. Não sei os detalhes técnicos, mas foi isto que eu vi. O mais foi sonho e prazer, o desejo de sentir o vai e vem do trem, o seu balanço, seu romantismo e o friozinho que sentia nas curvas da estrada quando o trem apitava. Tinha também os túneis e toda aquela sensação de que eu estava em outro mundo. O trem é uma fantasia, creio eu, de toda criança. Dizem que mineiro ama o trem, mas quem não ama? O seu balanço parece uma música antiga, seu apito avisando que está chegando é uma música despertando as pessoas e a natureza. Enfim, o trem é uma beleza.
(02-03-2022)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

POEMA DA LAVADEIRA

ZONA RURAL