RAPADURA
"A rapadura é doce, mas não é mole". Um produto extraído da cana parecido com um tijolo a rapadura deveria se chamar "raspadura" porque ela é uma raspa da cana e a cana depois de moída é levada para um tacho grande, alguém coloca fogo embaixo e vai mexendo até a coisa engrossar e ferver e engrossar até ficar no ponto. Para saber se está no ponto alguém pega um pouquinho e tenta fazer uma bolinha com a mão depois de coloca-la na água para esfriar. Meu tio Antonio fazia e eu ficava olhando e querendo, às vezes ele dava aquela bolinha pra mim. Quando estava no ponto ele colocava numas formas de madeira e deixava esfriar e finalmente estava pronta a rapadura. Eu gostava daquilo, principalmente quando ela estava meio mole e comia até mais do que devia. Me lembro do engenho e do meu tio que fazia aquele doce tão gostoso. Eu era criança lá no interior de Minas e essas lembranças de vez em quando vem me cutucar e eu agradeço o meu tio pela rapadura e pelas muitas vezes que ele cortou o meu cabelo. Mas aí a história é outra . (15-04-2020)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

POEMA DA LAVADEIRA

ZONA RURAL