MINHA TERRA NATAL

Minha terra natal: São Pedro do Avaí, (Manhuaçu, MG). Sua zona rural, milharal e cafezal onde tinha gente que a ninguém fazia mal. A estrada Rio-Bahia com seus ônibus e carros, suas curvas e suas serras. Esta é a minha terra, minha querida terra natal. Lá me fiz gente, cresci feliz e contente brincando pelo imenso quintal da casa em que morava. Nasci num Bairro Rural chamado Retiro, fui criado no meio do nada, tinha a roça e uma estrada onde todo mundo passava. Tinha um engenho de cana, uma cerca de arame farpado, um pasto e algumas vacas, uma tronqueira, uma porteira e um pé de araticum. Eu era criança, ou adolescente, e vivia no meio dessa gente trabalhadora que roçava pasto e plantava de tudo um pouco. Eu era o mais novo de uma família de sete irmãos. Meu pai e minha mãe se desdobravam para alimentar as 7 bocas. Mas nós crescemos e começamos a ajudar. Minha terra natal está lá do mesmo jeito na sua essência, mas cresceu e floresceu. O Distrito de São Pedro do Avaí hoje é quase uma cidade, lá chegou a prosperidade, a riqueza e a fartura. Mas eu não esqueço daquele tempo que eu gostava de comer farinha com rapadura. Saudade desse tempo de alegria, tristeza, mas também de fartura.
(22-12-2021)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

POEMA DA LAVADEIRA

ZONA RURAL