FARISEU

Fariseu, na linguagem comum, é uma pessoa que vive só de aparência e que se julga superior às outras pessoas. O fariseu é diferente até no modo de falar e de se vestir e sempre se apresenta como o supra sumo da crença, da religião e mede as outras pessoas usando a sua régua carregada de fanatismo. No tempo de Jesus havia a seita dos fariseus, o farisaísmo. Hoje o espírito dos fariseus continua por aí, a prática farisaica está disseminada pelo mundo. Os juízes estão por aí prontos para julgar com base mais na aparência do que em fatos propriamente ditos. Eu nunca entendi uma coisa: a igreja recebe o pecador, ajuda ele, aconselha e quando passa um tempo esse mesmo "pecador" é excluído, desligado da igreja sob acusação de ter cometido algum pecado. Se era para excluir, por que a igreja o recebeu, fez festa para ele e cantou aquele hino "Eu venho como estou, sim venho como estou porque Jesus por mim morreu, eu venho como estou". Isto também pode ser considerado farisaísmo. Nenhuma igreja tem poder para expulsar, excluir, ou desligar quem quer que seja. A igreja é lugar de todos, é como um hospital: tem sãos e tem doentes. Mas os fariseus continuam por aí impondo a sua lei farisaica. (17-06-2020)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

POEMA DA LAVADEIRA

ZONA RURAL