SAGARANA
Eu era pouco mais que um adolescente quando, por acaso, adquiri o livro de contos Sagarana, de autoria do escritor, médico e diplomata mineiro João Guimarães Rosa, nascido em 1908 na pequena cidade de Cordisburgo, MG, cujo nome significa "Cidade do coração". Quando comecei a ler o livro estranhei tudo, desde a capa que tinha umas gravuras estranhas, mas foi isto que me atraiu para a leitura do livro. Os contos eram bem longos, mas eu já estava acostumado a ler, visto que eu leio desde criança. Aos poucos fui lendo e gostando, muitas aventuras em lugares estranhos do interior de Minas. Fui me interessando por aquela leitura e quando dei por mim já tinha passado da metade do livro. Foi uma leitura difícil, a princípio, mas serviu para abrir o meu apetite por "leituras difíceis". Eu já tinha lido a Bíblia, que também é um livro difícil. Sagarana ficou no meu coração e eu o tenho até hoje e estou querendo relê-lo. Sagarana significa: "Conjunto de histórias ou lendas". A partir deste livro eu me interessei por toda a obra de Guimarães Rosa e a mais famosa delas é: "Grande sertão: veredas", que eu tenho. Bons tempos aqueles em que as pessoas liam e compartilhavam as suas experiências adquiridas através de suas leituras. (30-06-2020)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

POEMA DA LAVADEIRA

ZONA RURAL