DISCUSSÃO
Já ouvi muita gente dizer: futebol, religião e política não se discute. Eu discuto, aliás, esta é uma das minhas discussões preferidas. O problema não está em discutir ou não: está em "saber discutir", está nas pessoas que não sabem discutir. Se a pessoa não souber discutir, não respeitar a opinião do outro, não deve ou não pode discutir nenhum assunto. Qualquer assunto será motivo para uma discussão acalorada com direito a palavrões, altercações e agressões. Aprendi com um velho amigo o seguinte: quando discutimos qualquer assunto devemos prestar atenção no interlocutor e responder usando como base o ponto de vista dele, sem se preocupar só com o nosso. E sempre elogiando a forma como ele fala e a sua educação. Mas, sobretudo, colocando o nossa opinião de forma clara, objetiva e contundente. A função da discussão é aclarar as ideias, somar conhecimentos e aprender mutuamente. Alguém já disse: "Da discussão nasce a luz". Quem discute e briga e se torna inimigo é porque não sabe o que, realmente, é uma discussão. Por exemplo: tenho amigos "de esquerda", pessoas que praticamente adoram o seu líder máximo, que agora é réu pela quinta vez. Eu respeito, mas tenho uma opinião muito diferente. Discussão rima com educação. Se as duas coisas não estiverem juntas é melhor nem abrir a boca. (18-12-2016)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

POEMA DA LAVADEIRA

ZONA RURAL