A NOSSA CASA É UM TEMPLO SAGRADO
Ao entrarmos em casa precisamos ter muito cuidado. A nossa casa é sagrada e existe todo um ritual que precisamos cumprir passo a passo com a reverência que o momento exige. Não se deve invadi-la brutalmente como faz uma súcia de ladrões ou malfeitores. Primeiro devemos contempla-la de longe pensando nela como algo especial; um abrigo para o nosso corpo e para a nossa alma. Ao nos aproximarmos dela devemos olha-la com reverência antes de tocarmos nela ou penetrarmos em seu interior. Depois de cumprirmos todo esse ritual, agora é o momento de entrarmos em casa. Com muito cuidado colocamos a chave na fechadura da porta e fazemos um movimento para a esquerda e com a outra mão forçamos levemente a maçaneta aguardando o instante em que a porta se abre. Depois a empurramos calmamente e sem atropelos para, em seguida, entrarmos e acendermos a luz. A casa nos recebe com um sorriso, agora iluminada e cheia de vida.
Constatamos que tudo está em seu lugar como deixamos ao sair e somos recebidos e acolhidos com o calor que toda casa tem. As luzes, os objetos, o cheiro de casa, a geladeira com o seu interior convidativo... Agora nos sentimos em casa literalmente. Que bom! Lá fora o vento frio, a chuva, os perigos, as intempéries... tudo ficou lá fora e agora estamos protegidos, agasalhados e bem alimentados. Estamos em casa. A cozinha, a sala, os quartos, o banheiro, cada cômodo com sua importância, seu significado e sua história. Ah, como é bom voltar para casa depois de um dia de trabalho e cansaço! É aqui que renovamos as nossas forças, descansamos, dormimos, sonhamos, e é para onde sempre regressamos em busca de abrigo, carinho e paz. Enfim, estamos de volta ao lar!
A nossa casa é o ninho que nos acolhe todos os dias e nos protege da chuva, do vento e do sol. É o lugar onde as crianças crescem e se desenvolvem intelectualmente recebendo carinho, correção e educação para o resto de suas vidas. É onde a mãe é a “dona” e o pai é o “chefe” aos quais devemos obedecer. É onde crescemos com os nossos irmãos e aprendemos a viver em comunidade. A casa é muito mais do que um prédio feito de argamassa e coberto de telhas: ela é o nosso lar onde vivemos os nossos melhores dias. Quem não se lembra daqueles dias felizes que juntos ouvíamos as canções que mamãe cantava e igualmente desfrutávamos dos cuidados que papai nos dedicava? Isto tudo aconteceu em nossa casa que era tão simples, mas era um templo sagrado. Muitos, infelizmente, não sabem nem sequer imaginam a importância que uma casa tem para o ser humano. Até os animais possuem as suas casas e a mais famosa é a casa do joão-de-barro que já foi tema de música e peças literárias. Uma casa é um lugar sagrado, considerando que a família é uma “invenção” de Deus e é lá que ela vive. Numa casa Deus habita, mesmo que os seus moradores ignorem a sua presença. Deus é uma pessoa espiritual e ele ama a família. A família tem uma importância fundamental e goza de um cuidado especial, pois ela tem a sua origem no coração de Deus. A criança precisa de um lar onde ela possa viver, crescer e se desenvolver. A casa é tão importante que, em geral, é o primeiro objeto que desenhamos e com o qual sonhamos e idealizamos ao longo de nossa vida. É feliz quem tem a sua casa e sabe valorizar a família que Deus lhe deu. A nossa casa, repito, é um templo sagrado onde Deus habita juntamente conosco. Por isto devemos honra-la e respeita-la, pois ela também é uma morada de Deus.
Cícero Alvernaz (Membro da Academia Guaçuana de Letras)
Mogi Guaçu, SP, 24 de setembro de 2008.
Mogi Guaçu, SP, 24 de setembro de 2008.
Comentários