"VAI CATÁ COQUIN!"

Quem nunca catô coquin? Eu já catei até mio verde na roça, mas nunca roubei. Era mio verde pra fazê mingau, como se diz lá em Minas. Essa expressão "catá coquin" é depreciativa, é um tipo de xingamento ainda muito usado. Eu cato coquin todo dia, hoje mesmo já catei e ainda molhei um poco. A vida é cheia disto, eu cato coquin desde criança e ainda num injuei. O ser humano não faz só o que gosta, tem que limpá a casa, o quintal e às veis catá as bosta, tem que se sujeitá a situações até humilhantes. Me lembro que uma vez fui trabalhar para uma pessoa e me neguei a fazer algo que me mandou e ele me disse: "Ô fais, ô vai imbora!". Não pensei duas vezes: catei minhas lata e fui, nem recebi pelas horas trabaiadas. Pelo que eu sei, oficialmente a escravidão terminou no Brasil em 13-05-1888. Nunca passei fome e continuo "catano coquin até hoje".
(02-02-2022)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

POEMA DA LAVADEIRA

ZONA RURAL