A MINHA MINEIRICE

Já escrevi tanto sobre mineiro que é só olhar na minha cara que já descobre que eu sou um. Mas isto não tem importância porque eu não tenho motivo nenhum pra esconder a minha mineirice. Não tenho por que mudar o meu jeito e nem sei se eu conseguiria. Nasci mineiro, fui criado como mineiro, aprendi a falar com os mineiros, comecei a estudar como mineiro e acabei me formando de uma forma bem mineira. A professora falava: "Coloquem os pingos em cima dos is e quando a sílaba for forte coloquem uma acentuação gráfica". Eu aprendi e quando, por exemplo, eu escrevia País eu colocava o acento forte no i. Quando era crase o acento era para a esquerda. Aprendi facim facim e depois foi só praticar. É assim que o mineiro aprende, a melhor forma de aprender é praticando, por isto a professora chamava o aluno na lousa. Naquele tempo a coisa era levada mais a sério, tinha repetência e se repetisse podia apanhar em casa e depois ia pro cabo da enxada. Hoje o aluno passa sem saber quase nada e se o professor não aprovar pode apanhar do aluno. Tem gente que chama isto de modernidade. Pra mim, isto se chama semvergonhice.
(28-12-2021)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

POEMA DA LAVADEIRA

ZONA RURAL