QUANTO GANHA UM VEREADOR?

Eu não sei, você não sabe e ninguém nunca saberá. Mas é um direito nosso imaginar quanto um edil ganha por mês numa Câmara Municipal. Sou curioso, estudioso e às vezes fico encucado com isto. Conversei com um ex-vereador e ele me disse que em apenas um mandato comprou chácara, casas, carros, estudou os filhos nas melhores faculdades e ainda sobrou dinheiro. Claro que não foram essas as suas palavras, mas foi algo similar. Sabemos que em política existe o salário e os penduricalhos, ou auxílios que todos recebem. Isto varia, mas sabe-se que é um bom dinheiro. Não posso falar em números exatos porque isto varia, mas imagino, não estou afirmando, que um vereador em nossa cidade, somando tudo, recebe em torno de 40 mil reais por mês, (se for menos algum vereador me corrige) além disto, cada vereador tem dois assessores que ganham pelo menos 8.000 reais cada. Somando o que recebe um vereador por 11 dá 440 mil reais + 176 mil reais por mês para os 22 assessores, somando tudo dá 616 mil reais por mês. É tanto dinheiro que eu até me perdi aqui. Isto explica porque tanta gente se candidata a vereador, aqui são 261 candidatos para 11 vagas. Não vou falar do retorno que eles dão porque isto varia, mas é muito dinheiro gasto enquanto a população, em grande parte, não tem o que colocar na panela, muitos nem panela tem. Vamos pensar nisto na hora de votar. O ideal seria não ter vereadores, como acontece em muitos países, mas isto nunca vai acontecer. PS. Diante de tudo isto eu me pergunto: e se ninguém votasse em candidato a vereador?
(08-10-2020)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

POEMA DA LAVADEIRA

ZONA RURAL