UM CRENTE NA MAÇONARIA
 "Basicamente falando, a Maçonaria é uma sociedade secreta de fins filantrópicos e humanitários com uma filosofia religiosa semelhante ao deísmo inglês do começo do século XVIII" (Religiões, seitas e heresias, de J. Cabral, página 110).

Fui convidado recentemente para assistir a uma reunião pública em homenagem a algumas personalidades numa Loja Maçônica. Pensei muito em não ir, mas a pessoa que me convidou fez questão que eu fosse como autoridade, considerando que atualmente eu sou o presidente da Academia Guaçuana de Letras, (Biênio 2012/2013). Sendo assim, eu fui e posso adiantar que fui muitíssimo bem recebido.

Assisti a referida reunião com a apreensão e os cuidados que qualquer outra pessoa teria, indo a algum lugar pela primeira vez. Confesso que nunca me preocupei em conhecer o sistema e toda a simbologia que envolve a Maçonaria. Mas a partir deste fato passei a me interessar mais pelo referido assunto. Assim que cheguei em minha casa me lembrei que tenho um livro que, entre outros assuntos, tem algumas páginas comentadas sobre esta sociedade secreta que muitos afirmam não ser uma religião.

Imediatamente peguei o referido livro e vi cerca de 10 páginas comentando sobre esta polêmica religião. Então me perguntei: A Maçonaria é uma religião falsa? "A Maçonaria não é uma igreja, entretanto em seu aspecto religioso inegável e insofismável, é um culto. Exige dos candidatos a crença em Deus e na imortalidade da alma, o que inclui a existência futura. Chama Deus de "O Grande Arquiteto do Universo" e o culto a Ele consiste principalmente nas boas obras, através das quais se aguarda a salvação. Visam seus adeptos atingir um padrão moral acima do das demais pessoas e creem que este padrão lhes garantirá condições para habitar na Glória. Analisando a Maçonaria à luz das sagradas escrituras se chega a conclusão que é anticristã, deísta e racionalista e que se enquadra perfeitamente no rol das religiões e seitas falsas" (Obra supracitada).

Diante de tantas evidências, conhecendo mais detalhes sobre as doutrinas desta religião, fiquei pasmo quando me lembrei e me certifiquei de que muitos cristãos fazem parte desta sociedade secreta. Nem sei em quem pensei naquele momento. Não sei se pensei em Deus ou se foi no diabo. Fiquei travado e acredito que muitos leitores ficariam também. Mais adiante eu li sobre os segredos maçônicos e então me lembrei de Jesus que disse: "Eu sou a luz do mundo, quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida. (João 8. 12). A Maçonaria tem segredos que ninguém consegue descobrir - e, em geral, eles dizem que o único segredo que têm é que eles não tem segredo. Mas por que então fazem as suas reuniões secretamente? A Bíblia diz: "Porque todo aquele que faz o mal aborrece a luz, e não vem para a luz para que as suas obras não sejam reprovadas. Mas quem pratica a verdade vem para a luz, a fim de que as suas obras sejam manifestas, porque são feitas em Deus". (João 3. 20 e 21).

Julgue cada um por si se acha correto um cristão viver no secretismo maçom. De minha parte, pelo que li e vi, ficou mais do que provado que um cristão que ama a Deus e a Sua Palavra jamais fará parte de uma sociedade secreta, portanto suspeita, por melhores que sejam as suas intenções. Não nos esqueçamos de que o diabo é craque em enganar e persuadir as pessoas com ofertas generosas, com tudo bem organizado e colorido. E muitos ainda caem na sua lábia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

POEMA DA LAVADEIRA

ZONA RURAL