ESPELHO
O espelho pode se quebrar, mas não é de tanto a gente nele se olhar. Aliás, se ele se quebrasse por este motivo, certamente não haveria mais espelhos no mundo para a gente se olhar. Esta semana estive na Agência dos Correios do Parque Cidade Nova e comentei com a atendente: "Eu não consigo entrar aqui sem me olhar no espelho. E cada vez que me olho nele me acho mais bonito". Eu disse isto para ver se arrancava um sorriso dela. E consegui. Espelhos há por toda parte. Nas escolas... No banheiro feminino é preciso tirar o espelho para as alunas não ficarem matando as aulas se olhando e se "conferindo" nele. Nas lojas têm espelhos, nas rodoviárias, nos hotéis, motéis e até nas delegacias. Em todos os banheiros, obrigatoriamente, tem que ter espelhos. Mas, por que eles causam tanta atração nas pessoas? Todo mundo se olha no espelho para se arrumar ou simplesmente para se ver, e algumas pessoas adoram fazer caretas diante do espelho, principalmente de manhã. E o espelho nunca reclama. "Espelho, espelho meu... tem alguém neste mundo mais feio do que eu?". Quando eu era criança, ou depois adolescente, eu sempre tinha um espelhinho no bolso e muitas vezes fui flagrado olhando nele perdidamente. Acho que eu já era poeta naquele tempo. Eu estava ensaiando... Espelho também é uma metáfora: "a Bíblia é o espelho do crente". Quem nunca ouviu esta frase? O pai é o espelho para os filhos. O apóstolo Tiago (irmão de Jesus), disse que "aquele que ouve a Palavra e não a pratica se assemelha a alguém que se olha no espelho. Se olha, se vê, mas depois não sabe mais como era o seu rosto". Vou terminar. Tenho que ir ao banheiro me olhar um pouco no espelho. Acho que ainda não me penteei hoje. Tchau!
(Cícero Alvernaz, autor).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

POEMA DA LAVADEIRA

ZONA RURAL