SOFRER DE PAIXÃO
Tem gente que diz:
não quero me apaixonar porque eu vou sofrer.
E quando apaixonar-se necessariamente é sofrimento?
Apaixonar é se desvestir, tirar o sono da cara, abrir os olhos,
tapar os ouvidos e olhar o longe procurando a distância.
Apaixonar-se é voltar à infância com amor e carência,
passar pela adolescência e provar o mel
que continua a jorrar sem lua e sem paladar.

Sofrer é sofrer, independente de se apaixonar
ou não se apaixonar.
Sofrer é carregar água, subir escada, guardar mágoa,
descascar abacaxi, se abaixar para alguém subir
como se fosse escada, é andar pelada
chorando na estrada e correr de vaca brava.
Se apaixonar é esquecer e lembrar, é lembrar e esquecer.
Se apaixonar é viver.

 Mas tem gente que diz:
 não quero me apaixonar porque eu vou sofrer.
 Aí eu pergunto: o que é pior: sofrer de paixão
 ou  sofrer correndo de ladrão?
 Eu prefiro sofrer de paixão a levar um escorregão
 e cair de cotovelos no chão.
 Por isto sou um eterno, perdido
 e irremediavelmente apaixonado.
 Posso dizer de forma calma e serena
 que sofrer assim vale a pena.

Cícero Alvernaz (autor) 27-01-2016

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

POEMA DA LAVADEIRA

ZONA RURAL