AO MEU PAI                                                          
           

                                   Ele foi um bom exemplo,
                                   Viveu com dignidade,
                                   E ainda hoje o contemplo
                                   E sinto muita saudade.

                                   Nunca falou palavrão -
                                   Que eu me lembre ou que eu ouvisse.
                                   Tinha um grande coração,
                                   Certa vez ele me disse:

                                   “Meu filho, tenha prudência,
                                   Em tudo saiba viver,
                                   Tenha boa consciência
                                   Para  não se arrepender”.

                                   Palavras de sabedoria
                                   De alguém especial,
                                   Que o bem sempre fazia
                                   E detestava o mal.

                                   Às vezes ficava calado,
                                   Parecia tão distante!
                                    E eu me sentava a seu lado
                                   E olhava o seu semblante.

                                   E perguntava: meu pai,
                                   O que está acontecendo?
                                   Eis que uma lágrima cai
                                   E eu tudo ficava sabendo...

                                   Mas ele nada dizia,
                                   Eu apenas via um brilho -
                                   E então eu descobria:
                                   Era a saudade de um filho.

                                   Ah, meu velho patriarca,
                                   Quanta preocupação!
                                   O amor foi sua marca
                                   E a paz o seu bordão.

                                   Fez na vida um bom caminho –
                                   Estás em minhas poesias.
                                   Tens meu amor e carinho,
                                   Meu velho pai Adonias!

(Cícero Alvernaz) Mogi Guaçu, 21-10-2007.

(Membro da Academia Guaçuana de Letras)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

POEMA DA LAVADEIRA

ZONA RURAL