CARIDADE – SUPREMA VIRTUDE

Caridade, segundo os melhores dicionários, é um substantivo feminino que significa: 1. Sentimento de benevolência, compreensão, compaixão pelo próximo. 2. Benemerência. 3. Esmola.
Caridade é uma palavra muito usada ultimamente e tem um significado todo especial e abrangente. É um sentimento inerente ao ser humano – uma qualidade indispensável em qualquer sociedade, mormente nos dias atuais em que mais do que nunca grande parte da população carece de ajuda para suprir as necessidades básicas do dia a dia. É nesta hora que aparece este sentimento e emerge a generosidade no coração caridoso sempre pronto a ajudar o próximo sem nada perguntar, sem pedir recibo ou mesmo pensar em algum tipo de retorno. Caridade é algo espontâneo – um ato de amor e de extrema bondade.
A caridade pode ser praticada individualmente ou por grupos de pessoas. Não precisa de formalidades, nem precisa necessariamente de apoio ou participação de grupos religiosos, políticos ou outros. A pessoa caridosa, em geral, prefere não ser identificada nem homenageada, pois acredita que já foi “identificada e homenageada” por Deus. Para ela o mais importante é poder ajudar alguém e ficar em paz com Deus e com a consciência. Uma atitude nobre e desprovida de interesses que muitas vezes só é conhecida e reconhecida após a morte. Que belo exemplo de amor – palavra esta que hoje tem sido usada indevidamente por tantos formadores de opinião.
Conquanto seja algo tão importante e sério, a caridade muitas vezes tem sido vulgarizada, correndo o risco de perder a sua essência, o seu valor. Por outro lado, há pessoas que aproveitam da bondade alheia e acabam explorando a boa fé e causando prejuízos a entidades. Muitos aproveitam da situação, preparam o golpe e depois somem, obviamente sem deixar o endereço ou alguma pista. É preciso ter muito cuidado e um pouco de malícia para evitar que esses “espertalhões” prejudiquem pessoas que realmente precisam da ajuda de pessoas caridosas. Os “ladrões de igrejas” estão à solta, e aproveitam a ocasião para agir em detrimento de pessoas carentes que dependem da caridade para sobreviver. Por incrível que pareça isto acontece – e com freqüência.
A caridade é uma das mais lindas virtudes do ser humano. Ela enobrece o caráter e a alma, gera paz e beneficia os menos favorecidos. A mão que dá abençoa e é abençoada. Deus enriquece aquele que ouve e atende o clamor dos necessitados. “Quem atende o aflito e necessitado, o Senhor o livra no dia do mal” (Salmo 41.1).

Cícero Alvernaz (Membro da Academia Guaçuana de Letras)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

POEMA DA LAVADEIRA

ZONA RURAL