Ainda que eu escrevesse mil poemas e tivesse a sabedoria e o conhecimento do "outro Cícero" e fizesse discursos e fosse aclamado por multidões. Ainda que eu falasse os idiomas dos homens e das mulheres e das crianças e me fizesse o maioral de todos pelo linguajar e pela escrita a ponto de ser ovacionado nas igrejas e nos estádios, se eu não tivesse humildade seria como um político qualquer ou como um grande ator, que apenas interpreta, mas não vive o seu personagem. Ainda que eu arrancasse suspiros e aplausos de uma massa incontida se eu não tivesse procedimento e humildade seria como um carro velho que só faz barulho e solta fumaça aumentando a poluição. Ainda que eu fosse carregado e transportado com fãs e seguranças ao lado, se eu não tivesse humildade seria um a mais nesta turba de inveterados. Agora, pois, permanecem a humildade, o procedimento e a integridade, o maior destes, porém, é o amor, pois sem ele as outras qualidades não existiriam.

Cícero Alvernaz, 18-04-2015.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

POEMA DA LAVADEIRA

ZONA RURAL