A ENXADA

Sempre acompanhada de seu cabo,
Ferramenta humilde, tosca e pesada,
Na mão do roceiro com muita destreza
Faz o seu serviço de limpeza,
Sem nunca reclamar de nada.

Corta o mato, protege a plantação,
E deixa a terra bem limpinha e lavrada.
Esta ferramenta é perfeita, é incrível,
Sem ela tudo isto nos seria impossível,
Eu vos apresento a enxada!

Muita gente não gosta e a detesta,
Mas sem ela o que seria do roceiro?
Levanta de manhã e não pensa em nada,
Toma o seu café e pega a sua enxada
E assim vai trabalhar o dia inteiro.

Quantas vezes dela precisei!
Ela foi a companheira do meu dia.
Cortando o mato com satisfação
Eu a tive bem segura em minhas mãos,
E hoje falo dela com alegria.

À tarde então de volta do trabalho
Me sento na porta bem cansado,
E olho de lado a minha amiga enxada
Que, certamente, deve estar também cansada
De tanto trabalhar lá no roçado.


Cícero Alvernaz (Autor)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

POEMA DA LAVADEIRA

ZONA RURAL