CARISMA. Quem tem carisma, muitas vezes não sabe que tem. Quem não tem, geralmente não sabe o que é. Carisma é algo inexplicável que se revela mais do que um dom ou uma aptidão, mais do que beleza ou simpatia, mais do que atração ou energia. Carisma é algo subjetivo que as palavras não conseguem explicar e o tempo não define. É uma qualidade especial que motiva e impregna o ser humano com uma força e um desejo muito além do comum. Mas, enfim, o que é ter carisma ou ser carismático?
Quem tem carisma não precisa se expor, aparecer ou tentar se mostrar. Pelo contrário, quanto mais a pessoa se esconde mais aparece. Na verdade, nem precisa abrir a boca para ser ouvido e ser reverenciado. Automaticamente é visto e admirado, além de ser elogiado e respeitado. Quem tem carisma se impõe sem precisar gritar, exigir algo ou ameaçar. Tudo acontece naturalmente quando e aonde chega. Muitos não o entendem e nem poderiam entender, pois nem ele mesmo o entende. Carisma é algo espontâneo que causa admiração e até espanto.
Ser carismático é ser diferenciado, é ser olhado com outros olhos e ser visto com outra perspectiva. É ser especial sem saber que o é. É ser ovacionado em plena rua e não se jactar de nada. Afinal, é tudo tão natural quanto o vento, as nuvens e o bailar das flores. Ser carismático é ser iluminado pela luz da lua e ser acariciado pelos raios do sol. É caminhar na chuva sem se molhar e olhar o mundo com olhos espirituais. Quem tem carisma, entretanto, muitas vezes não sabe que tem. Não entende o que acontece de repente, nem como acontece. O carismático é alguém que Deus escolheu para desempenhar uma missão toda especial.

Cícero Alvernaz (autor), 30-12-2014.
Mogi Guaçu, SP.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

POEMA DA LAVADEIRA

ZONA RURAL