JESUS E A MULHER SAMARITANA (João capítulo 4)

Jesus estava sentado junto ao Poço de Jacó,
Passando por Samaria, era quase meio dia –
E Jesus estava só.
Seus discípulos tinham ido todos juntos à cidade.
Foram comprar alimento, e Jesus por um momento
Junto ao poço ficou só.
Enquanto isto o Mestre, já cansado do caminho,
Cheio de amor e de dó sentou-se ali sozinho
Junto ao Poço de Jacó.
Uma mulher de Samaria cheia de dor e de mágoa,
Veio ao Poço tirar água, pois muito calor fazia:
Era quase meio dia.
Jesus contemplando a mulher, disse: dá-me de beber!
Iniciou-se ali um diálogo
Cheio de amor e poder.
A mulher olhou o Mestre, porém não lhe atendeu,
Simplesmente perguntou: como pedes tu a mim
Sendo que és um judeu?
Jesus então respondeu: se conheceras o dom
Que de Deus procede, e quem te pede: dá-me de beber,
Certamente pedirias, e ele então te daria
Água viva pro teu ser.
A mulher então lhe disse: tu não tens com que tirar,
Pois este poço é fundo, e onde vais encontrar
Água viva para o mundo?
Porventura és tu maior do que nosso pai Jacó?
Ele nos deu este poço, e ele dele bebeu
Com seu gado e com seus moços.
Jesus acudiu dizendo: qualquer que beber desta água
Certamente terá sede... Ouça as minhas palavras,
Presta atenção e vede!
Mas aquele que beber da água que eu lhe der –
Presta atenção, mulher! Este nunca terá sede,
Este nunca terá sede!
A mulher ouvindo isto dos lábios de Jesus Cristo
Já sem tristeza nem mágoa, pediu: dá-me desta água,
Mestre, dá-me desta água!
O diálogo prosseguiu, e Jesus lhe proferiu
Palavras de grande poder como nunca a mulher
Tinha ouvido alguém dizer.
A mulher se levantou, deixou ali o seu cântaro,
Esqueceu-se até da água, e se foi sem dor nem mágoa
Convidar toda a cidade...
Muitas pessoas vieram e puderam conhecer
O grande profeta Jesus. Da água viva beberam
E juntas ali receberam a salvação e a luz.
Cícero Alvernaz (Autor)
Mogi Guaçu, 22-02-2004.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

POEMA DA LAVADEIRA

ZONA RURAL