DEVANEIO

Esta foi uma das primeiras palavras difíceis que eu aprendi. Foi naquele tempo em que eu ameaçava me embrenhar pelo caminho das letras. Eu era pouco mais que um adolescente imberbe e sem jeito de homem, mas já "falava grosso". Devaneio, para mim foi um "devaneio", eu ficava repetindo enquanto escrevia: "Devaneio, devaneio, devaneio..." E enquanto repetia eu me via poeta, um devaneio em pessoa. Eu nem sabia o significado dessa palavra, mas já a amava, repetia e recitava. Fiz até uma poesia com esse título. Depois descobri que devaneio é uma espécie de sonho mais do que um simples sonho. Devaneio é sonhar acordado e é o que eu mais fiz a vida toda. A roça foi a minha escola, os pés de café foram a minha sala de aula, o carvão do fogão a lenha foi o meu giz e qualquer lugar me servia de lousa. Ali, naquele ambiente muitas vezes hostil nascia alguém que ia escrever milhares de poemas, textos e crônicas. Naquele tempo era tudo um simples devaneio. Sonho de adolescente que não tinha dinheiro e mal tinha o que vestir e o que comer. Hoje, tudo continua sendo um devaneio e quando eu me for desta vou devanear em outro lugar. (24-01-2021)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

POEMA DA LAVADEIRA

ZONA RURAL