Postagens

Mostrando postagens de 2021
  PRONUNCIAMENTO DO PRESIDENTE Assisti ao pronunciamento do presidente, nenhuma novidade, quem acompanha o governo, o seu trabalho, a sua seriedade e capacidade já conhece pelo menos uma parte do que está sendo feito. Um governo que está há 3 anos sem corrupção é um fato inédito em nosso País que, infelizmente, já estava se acostumando com a roubalheira contumaz dos governos anteriores. No Brasil há um paradoxo: temos um governo de verdade que enfrenta dificuldades devido a perseguição, principalmente dos meios de comunicação. Parece que aqui o normal é roubar e dilapidar e economia do Pais. Felizmente hoje temos um governo no qual podemos confiar. (31-12-2021)
  NÃO COMEMORO DATAS Não comemoro datas, não comemoro aniversários. Só sei quantos anos tenho porque sei o ano em que eu nasci, depois é só fazer as contas. Final de ano é a mesma coisa, não comemoro passagem, nem virada, nem desvirada, mas respeito quem comemora. Já apanhei tanto que estou calejado, estou igual aquele animal que não passa perto de água, nem de fogo porque tem trauma dessas coisas. Isto vem de longe, vem de Minas, dos pastos e dos cafezais onde quem pode menos chora mais. Isto ficou meio como uma marca e hoje eu procuro viver e aproveitar cada dia. Contagem de meses e anos é só para organizar as datas e contar o tempo. Isto se chama calendário. (31-12-2021)
  O QUE É ESCREVER Escrever é falar e fazer, compor uma ode ou uma elegia, se lambuzar de poesia e depois quedar-se cansado. Escrever é olhar o presente, acreditar no futuro e tentar esquecer o passado que de vez em quando vem nos assombrar com os seus fantasmas. Todos pensam, falam, gesticulam cada qual usando a sua linguagem, mas poucos conseguem escrever e assim materializar o seu pensamento e o seu sentimento. Eu sei que muita gente me lê, mas imagino que talvez muitas também não entendam o que escrevo. Enquanto vida tiver vou semear esta semente escrevendo e reescrevendo algo que acredito ser pertinente para a vida para assim tentar melhor viver.
  QUE ANO COMPRIDO SÔ! E não é que o ano passou mesmo? Eu pensei que ele não ia acabar nunca. Neste ano teve de tudo nas artes, na política e no futebol, na filosofia, na astrologia, teve até banho de bacia e pra variar eu escrevi alguma poesia. Que ano comprido sô! Quem acompanha futebol viu o Galo supercampeão e o Cruzeiro continuar na Segunda Divisão. Foi um ano de muita confusão, muito falatório e pouco entendimento. Na política foi um "Deus nos acuda", teve Jesus e teve Judas, teve até Caifás, mas este aí é romano, então não vale. Foi um ano lotado igual caminhão com mudança de pobre. 2021 vai ficar marcado como o ano das fake news, das denúncias vazias e dos sacos cheios. Mas finalmente este ano está terminando e pra variar, ano que vem tem eleição de novo e isto significa que veremos muitos artistas por aí pedindo voto. Artista é o que não falta neste País. Aqui quem não pular miúdo não cobre o cheque no fim do mês. Mas hoje pouca gente usa cheque, usa Cartão de Crédit
      A LACRAÇÃO DA IVETE A moda hoje é a lacração. A turma da lacrosfera está enfurecida com o presidente por ele ter cortado as verbas para os artistas e outros setores. A cantora baiana Ivete Sangalo foi a mais recente lacradora, pois no seu show incentivou as pessoas a formarem um coro contra o presidente. O slogan foi mais ou menos assim: "Ô Bolsonaro, vai tomar caju!". Quem planta colhe e essa cantora, outrora muito famosa e querida, já está colhendo os frutos. Mexeu com Bolsonaro, mexeu com o povão, afinal são milhões e milhões que o amam por tudo que ele representa e tem feito pelo Brasil, especialmente para os mais necessitados. Ivete é mais uma artista que logo logo vai cair no esquecimento e no ostracismo. Quem planta colhe, isto é uma lei. (31-12-2021)
  SER CRITICADO PORQUE CHORA As pessoas podem ser criticadas por qualquer motivo, ou mesmo sem nenhum motivo. A pessoa pode ser criticada porque fala muito ou porque fala pouco, porque trabalha muito, ou porque não gosta muito de trabalhar, mas uma das críticas mais estranhas que existem é ser criticado porque chora. Ou seja, a pessoa quer mandar até nas emoções e nos sentimentos da outra pessoa. Falo isto porque já aconteceu comigo. Já fui criticado e até zombado por chorar de vez em quando, por ter sentimento, ou sensibilidade. Eu mostro na Bíblia que Jesus chorou, Pedro chorou, os profetas choraram, mas eu não posso chorar. Tem coisa que a gente ouve e não sabe se ri ou se chora. Tem que rir porque se chorar poderá ser criticado. Tem base um trem deste? (30-12-2021)
  2022 ESTÁ NAS MÃOS DE DEUS Alguém me perguntou onde eu vou passar a "virada". Para rimar, eu respondi que vai ser sentado numa escada. Enquanto uns ceiam e se banqueteiam outros muitas vezes ignoram. Para mim, isto é só uma mudança no calendário, pois no dia 1º de janeiro não muda nada, continua tudo igual. A virada depois será desvirada e recolocada no seu lugar e a vida seguirá o seu curso normal: Bolsonaro continuará sendo perseguido por ser honesto, trabalhador e cristão e os comunistas continuarão dando gritos e fazendo suas ameaças, muitas vezes sem nenhuma razão. Enfim, o Brasil continuará do mesmo jeito. O novo ano será 2022, um ano de eleição. Espero apenas que na "virada" eu esteja com saúde e disposição para ver e ouvir os fogos. O mais está nas mãos de Deus. (30-12-2021)
  QUEM SOU Sou jornalista, radialista, sou otimista, bolsonarista, armamentista, sou realista, sou intimista, pecuarista, eu sou artista, sou arquivista, sou repentista, acionista, sou romancista, também foguista, sou ensaísta, sou maquinista, impressionista, equilibrista, sou esportista, sou ativista, sou avalista, sou analista, perfeccionista, sou enxadrista, evangelista, memorialista, e pretendo escrever, fazer uma lista, depois publicar em uma revista para todos saberem e conhecerem quem realmente eu sou. 29-12-2021.
  NUNCA GOSTEI DE FIM DE ANO Quem me conhece sabe que eu nunca gostei de fim de ano. Quando tinha aquele outro horário era pior. Eu nem gosto de lembrar. Fim de ano não deveria existir porque quando começa o novo ano não muda nada, só muda o calendário. Quem gastou no final do ano vai começar o novo ano com a corda no pescoço. Eu só gasto o necessário, fim de ano pra mim não muda nada. Afinal, eu não tenho dinheiro e mesmo que tivesse eu não gastaria só porque os outros gastam. Mas, enfim, cada um tem um tipo de realidade e eu não posso me comparar a ninguém e vive versa. Por isto cada um passa o fim de ano como bem quiser e eu não tenho nada com isto. (30-12-2021)
  OS GATOS São falantes e brincalhões, os gatos são crianças de cauda e pelos longos, são meigos, são espertos, fazem estripulias, correm dentro de casa como se tivessem asa, sobem no sofá, pulam pra lá e pra cá e depois deitam, dormem e sonham como crianças depois da festa. Esses animais são ariscos, mas são carinhosos e gostam muito de carinho. Os gatos falam a sua linguagem e entendem a nossa linguagem, se comunicam conosco às vezes melhor do que os humanos. Assim são os gatos: são carinhosos, prestativos e muito atenciosos. 30-12-2021.
  DEXA PRA LÁ Dexa pra lá e vem pra cá, vamos passiá inquanto dá, inquanto pode, inquanto o governo está deixano. Daqui a poco não vai dexá mais. Vai amarrá nossa perna em argum lugá e a gente vai ficá quetinho iguar um animalzinho. Vamo saí por aí, se prendê a gente iscapa, se batê a gente sai no tapa, se corrê atrais a gente corre mais. Dexa pra lá, vem pra cá, vamo saí pra vê como a coisa tá, dispois a gente vorta, bate na porta e entra. Se prendê, a gente sai. Mais isto num acontece porque a gente é do bem, trabaiadô e ordero, nois somo brasilero. 30-12-2021.
  FIM DE ANO SEM NENHUMA PERSPECTIVA Quando eu era mais novo já dava para perceber que eu não ia dar em nada. Nunca tive vícios, nunca briguei com ninguém, nunca mexi com família de ninguém, mas, no geral, eu não dei em nada, pelo menos não consegui nada daquilo que tentei. O resultado só podia ser este. Num final de ano sozinho, sem companhia nenhuma e sem nenhuma perspectiva. Vejo muita gente se esbaldando por aí, comida e mais comida, gente em volta da mesa e depois vem a sobremesa, eu olho e penso: para que isto se todos os dias são iguais? Anos e meses só existem para contar o tempo e saber o básico da vida, do tempo, das estações e das nossas obrigações, mas no geral, não significa mais nada. Quando começar o ano vai continuar tudo como era antes, ou vai piorar. Vamos continuar elegendo os políticos para eles continuar nos roubando (com raras e honrosas exceções). Hoje sou isto que sou e por ser assim ninguém me leva a sério. A minha única "vingança" é que um dia todos
  HOMEM Homem de plástico, homem de ferro, homem de açúcar, homem de sal, homem bom, homem mal, homem negligente, homem inteligente, homem escrevente, homem doutor, homem poeta, homem escritor, homem celibatário, homem namorador, homem músico, homem tocador, homem cantor, homem professor, homem motorista, homem lavrador, homem de fé, homem infrator, homem criminoso, homem pregador. Homens existem muitos, mas nem todos tem valor, alguns propagam ódio e outros semeiam amor. 28-12-2021
  O POETA O poeta é um teimoso, avança os sinais da gramática, tropeça nos verbos e na concordância, avança depois do ponto final e depois ele tropeça numa virgula que deixaram no meio do caminho. O poeta teima, não obedece regulamentos e detesta asteriscos e esquemas, não assina os seus poemas, não salva eles e depois fica procurando a sua poesia. O poeta é um teimoso, é um gênio fora da lâmpada, um incompreendido. O poeta é um animal ferido que não aceita curativos. O poeta é o mais estranho dos seres vivos. 28-12-2021.
  PERFEIÇÃO Não há nada perfeito na terra, aqui há alegria e paz, mas também há guerra. Há riqueza, beleza, mas também há lágrimas e dores. Aqui há regozijo, festa, alegria, mas também há dissabores. Não há nada perfeito na terra, a terra não é perfeita, mas aqui tudo se ajeita e se resolve. Aqui tem jeito pra tudo, pro falante e pro mudo, pro sorridente e pro carrancudo. Aqui não há perfeição, mas há carinho, emoção, e muita paz no coração. 28-12-2021.
  A MINHA MINEIRICE Já escrevi tanto sobre mineiro que é só olhar na minha cara que já descobre que eu sou um. Mas isto não tem importância porque eu não tenho motivo nenhum pra esconder a minha mineirice. Não tenho por que mudar o meu jeito e nem sei se eu conseguiria. Nasci mineiro, fui criado como mineiro, aprendi a falar com os mineiros, comecei a estudar como mineiro e acabei me formando de uma forma bem mineira. A professora falava: "Coloquem os pingos em cima dos is e quando a sílaba for forte coloquem uma acentuação gráfica". Eu aprendi e quando, por exemplo, eu escrevia País eu colocava o acento forte no i. Quando era crase o acento era para a esquerda. Aprendi facim facim e depois foi só praticar. É assim que o mineiro aprende, a melhor forma de aprender é praticando, por isto a professora chamava o aluno na lousa. Naquele tempo a coisa era levada mais a sério, tinha repetência e se repetisse podia apanhar em casa e depois ia pro cabo da enxada. Hoje o aluno passa s
  ENFIM CHEGUEI EM 2022 Cheguei até aqui, estou no lucro, venci barreiras, atravessei fronteiras, passei em muitas cidades, rolei na pirambeira e só parei quando perdi a velocidade. Atravessei desertos, caminhei por caminhos incertos onde haviam pedras e espinhos, mas cheguei até aqui. Tenho muita coisa pra contar, mas eu conto depois. Tenho histórias esquisitas, algumas incríveis, outras plausíveis, outras tantas impossíveis, mas foram vividas e revividas. Chegadas e partidas de ônibus, ou a pé, mas sempre com coragem e com fé. Enfim cheguei e desembarquei em 2022. O resto eu conto depois. 27-12-2021.
  O SER HUMANO NÃO É UM OBJETO Objeto é algo inanimado, sem vida própria que pode ser trazido e levado. Se a gente não mexer nele, ele fica parado num canto encostado. Objeto tem serventia, mas precisa ser usado. Quando eu ia ao cinema assisti a um filme que, apesar de ter um título chamativo, tinha conteúdo e nos ensinava várias lições. Sabemos que existem "pessoas objeto" as quais são usadas a troco de quase nada. Os objetos são importantes numa casa, ou seja onde for, mas o ser humano não é um objeto: é uma vida, tem seus deveres e direitos, como cidadão e como parte da sociedade. Neste final de ano me peguei pensando nisto. Nesta época conturbada em que tantos perdem o senso de responsabilidade e deixam fluir o seu lado animal é bom pensar e racionar usando o seu intelecto sabendo, sobretudo, que o ser humano não é um objeto. (25-12-2021)
  FIM DE ANO Fim de ano, fim de uma jornada, saudade no ar, tristeza que fica nos olhos uma lágrima se petrifica, no peito o coração tristonho fica como um relógio na parede que bate por obrigação, mas já se esqueceu que horas são. Fim de ano, lembrança do passado, lembrança dos revezes, afinal passaram-se doze meses e eu me lembro que já está findando dezembro. Tudo fica sem graça e sem novidade, os olhos ficam pesados e uma lágrima cai em forma de saudade. 25-12-2021.
     COMUNISTA Comunista, comuna, progressista, socialista são palavras sinônimas. São pessoas que segregam as outras, que fazem escolhas nominais, que separam classes sociais e perseguem quem não se coaduna com o que elas pregam ou propagam. Perseguem "pessoas diferentes", geralmente pessoas que valorizam a família e os bons costumes, cristãos e trabalhadores, pessoas que eles chamam de capitalistas, ou bolsonaristas. São militantes ativistas que perseguem quem é conservador e crê na família tradicional (homem-mulher), que crê na educação tradicional de forma ordeira e respeita a Bandeira e canta o Hino Nacional. Comunista é uma ideologia nefasta que afasta as pessoas dos seus princípios de lealdade e patriotismo. É quem não reverencia os heróis nacionais e não enaltece o heroísmo. Isto é comunismo. (26-12-2021)
  MUDARÁ ALGUMA COISA? Domingo de muito calor, fim do ano chegando. Mudará alguma coisa? Daqui a pouco outro ano vai começar nos braços de janeiro, depois virá fevereiro, março... Mudará alguma coisa? Ano vai, ano vem e a gente fica cada vez mais velho, cada vez mais cansado e desanimado da vida até que um dia tudo irá recomeçar e não sentiremos mais calor, nem dor, e ninguém mais vai nos desejar: "Feliz ano novo". Estaremos vivendo numa outra dimensão também conhecida como eternidade. Mudará alguma coisa? 26-12-2021.
  O FIM Se acabou então é o fim. Se é o fim é porque acabou. Mas o fim pode ter um recomeço. Pode recomeçar com outro endereço, outra textura, outra costura, outra flor, outra moldura. Mas se é o fim então não deve ter recomeço, ou deve ser alto o preço para recomeçar. Mas não custa tentar. Recomeçar é bom, recomeçar do zero, isto eu quero, mas não sei se dá. Já passou tanto tempo, foi linda nossa história, eu guardo cada detalhe na memória, cada sorriso seu, cada beijo, cada olhar. Mas acabou e se acabou então é o fim e se é o fim é porque acabou. E se acabou, como uma criança eu vou ficar com a lembrança e nada mais. (27-12-2021)
  NÃO GOSTO DESTA ÉPOCA Quando começa dezembro eu já começo a me sentir mal, não tenho boas lembranças de final de ano. Pra mim, quando passa do dia 20 de dezembro vai piorando mais. O Natal é o ápice da hipocrisia. Gente que passou o ano inteiro sem lembrar de Jesus agora faz questão de lembrar do seu nascimento e até fazem uma manjedoura para ele. Pegam um boneco de gesso, ou sei lá de que, e o colocam deitado entre os animais. Pisca-pisca, músicas com temas natalinos, sinos, brinquedos, sacos de presente e, como não podia faltar, tem o Papai Noel que ninguém sabe quem era e de onde ele se originou. Jesus eu sei de onde se originou, conheço bem a sua história, afinal foi Ele quem criou e mantém tudo que existe neste mundo. Quem crê na Bíblia conhece muito bem a sua história. Quem não crê na Bíblia não crê em nada que se refere a Jesus, pois Ele é a própria Palavra de Deus, o Pão Vivo que desceu do céu. (25-12-2021)
  POETA Não faz diferença ser ou não ser poeta. Não muda nada se a pessoa escreve ou não escreve. Nem um dia a mais de vida, nem um dia a menos. Não vai ficar rico, nem mais pobre. Não será plebeu, nem nobre. Será o que for, ou o que tiver de ser. Será poeta, apenas poeta, buscando palavras no fundo da mente, no abismo dos pensamentos, na dor do lamento, no prazer da alegria e tudo, enfim, será poesia. E alguém irá dizer: ele é um poeta!
  SORRIR E CHORAR Dizem que quem ri a toa é bobo. E quem chora a toa o que é? A gente ri e chora independente da hora, do tempo e do momento. Nesta vida o lamento sopra forte como o vento batendo no arvoredo. Tem gente que chora em segredo, escondido em um canto, talvez até com medo, com dor e com espanto. Sorrir e chorar faz parte do tempo da nossa vida, pra muitos até é arte, ou uma dor reprimida. Se sorrir faz muito bem, chorar igualmente faz. Pois quem chora se purifica e quem sorri alegre fica, pois isto significa que a pessoa está em paz. 25-12-2021.