CAMINHAR FAZ BEM
 "Caminhando e cantando e seguindo a canção, somos todos iguais braços dados ou não". (Geraldo Vandré). Caminhar é seguir a passos largos, obedecer o corpo que quer seguir sem saber onde vai chegar. Pernas e braços num ritmo frenético, como se estivessem alçando voo, percorrendo uma pista, uma ciclovia, uma estrada que nunca termina, pois se faz voltas e mais voltas e nunca se chega.

Caminhar é bom, faz bem para o corpo e para a auto estima, baixa o colesterol, melhora a percepção, a circulação, emagrece e até rejuvenesce. É preciso caminhar para chegar, mas chegar onde? É preciso dar voltas e mais voltas sempre no mesmo ritmo jogando a mão e o corpo e avançando em direção à saúde e ao bem estar geral. Dizer que caminhar faz bem é dizer o óbvio, é falar aquilo que todo mundo já sabe, mas não é todo mundo que caminha. Finalmente descobri essa verdade, essa fonte de saúde e bem estar. Caminhar é diferente de andar ou passear, ou "rodar" por aí sem destino e sem ocupação. Girar por aí como um pião até acabar a corda e depois cair no chão. Caminhar não é isto não!

Caminhar faz bem como já ficou claro e cada dia é mais claro para tanta gente que vivia uma vida sedentária e depois percebeu que não estava vivendo a vida, mas a vida estava apenas passando. Esses dias fui a uma cardiologista e ela perguntou se eu caminhava, ao constatar pelos exames que o meu colesterol estava um pouco alto. Eu nunca tinha caminhado e não menti para ela. Ao sair daquele consultório comecei a pensar na importância de caminhar, lembrei-me que sempre via algumas pessoas caminhando em volta do SESI, perto de onde moro. Resolvi começar o meu exercício, a esticar as pernas num ritmo de caminhada, de caminhante buscando a saúde, procurando melhorar a minha auto estima. O resultado foi quase instantâneo, tudo melhorou no meu organismo e hoje sou um adepto de caminhadas, quando começo a andar já quero caminhar, pois sei que só tenho a ganhar.

Como alguém que lida com as palavras, comecei a sentir desejo de escrever sobre este tema, mesmo não sendo da área da saúde, ou mesmo um professor de educação física. A vida é uma caminhada que pode ser longa ou curta, mas é sempre cheia de caminhantes. Por onde vamos vemos pessoas andando apressadas, correndo para alcançar algo e chegar a algum objetivo. "Caminhando e cantando e seguindo a canção, somos todos iguais braços dados ou não". Esta canção ainda é muito cantada e apreciada, mas o seu teor, a sua motivação foi outra, foi algo político, embora ela tenha também outro desdobramento, pois ela fala de caminhada, de grupos de pessoas que vão em busca de algo, que almejam algo, independente do que seja. Caminhar lembra caminho e caminhantes, lugares perto ou distantes, desejos, sonhos, disposição e até sofrimento. Isso tem tudo a ver com a nossa vida, com o nosso dia a dia. Jesus caminhou por essa terra, ele não caminhou sozinho, para isto ele chamou 12 companheiros com os quais realizou a sua obra. Sua caminhada foi longa, passou por cidades, vilas e aldeias, esteve à beira mar, entrou no mar e atravessou para outra margem. Jesus é o nosso exemplo em tudo e às vezes quando caminho eu tenho certeza de que ele caminha ao meu lado. A vida é uma longa caminhada, uma atividade não apenas física, mas que demanda lutas, ataques e sofrimento.

Um dia vamos chegar ao fim desta caminhada, vamos tirar os tênis, a camiseta, trocar a nossa roupa de caminhante e receber novas vestes. Seremos coroados, não como os corredores nas olimpíadas, mas como vencedores de lutas, desbravadores, rompedores de barreiras, sofredores, mas finalmente vencedores em Cristo. Vou continuar caminhando, vou continuar escrevendo e sei que muitos vão continuar me lendo e até admirando os meus escritos. Jesus é louvado através de nossas vidas e ele está conosco em nossa caminhada.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

POEMA DA LAVADEIRA

ZONA RURAL