NÃO MALTRATE OS ANIMAIS
Maltratar os animais sempre foi um costume e até uma obsessão do ser humano. Esta atitude desumana sempre foi uma forma de “descontar” no animal a raiva e a decepção que o homem tem com algumas coisas. Na falta de algo melhor ou mais adequado para fazer, o homem bate, chuta e tortura algum animal que estiver mais próximo. Isto ainda é muito comum na zona rural, mas nas cidades também tem acontecido muitos casos semelhantes, os quais são extremamente lamentáveis. Infelizmente, isto ainda acontece muito.
Faz algum tempo eu escrevi uma crônica cujo título é: “Conversando com os animais”. No 3º parágrafo escrevi o seguinte: “É enriquecedor conversar com os animais. É um aprendizado que procurei conservar ao longo do tempo e só tem me ajudado. Quantas vezes falei com um passarinho e ele me respondeu cantando e eu entendi a sua resposta e fiquei satisfeito”. É bom este diálogo ou monólogo, mas muitas pessoas preferem maltratar os animais como se eles tivessem culpa de nossas desventuras e decepções.
O que mais se lamenta nesta atitude é que o animal não tem como se defender e não tem a quem chamar e pedir socorro. Por outro lado, quando somos atacados por algum animal podemos e devemos nos defender. Tem um versinho que diz: “Se o gato me arranha bem caro lhe sai. E o pobre, se apanha, não chama o seu pai”. É uma covardia maltratar os animais, pois eles merecem o nosso cuidado e o nosso respeito. Existe hoje a Sociedade Protetora dos Animais e outras entidades que cuidam destes seres que geralmente vemos pelas ruas abandonados e quase sempre maltratados. Em todas as cidades por aonde vou tenho visto esta realidade presente: animais perambulando pelas ruas em busca de comida, carinho e um abrigo.
Acredito que esta maldade vai continuar e tende a piorar ainda mais, pois o ser humano tem momentos de cólera, e mesmo, normalmente, ás vezes procura descontar nos animais a sua raiva. Isto faz parte do instinto humano. Fico imaginando: se o ser humano mata o seu semelhante, muitas vezes por um motivo banal, o que ele não fará então com um animal? E devido as nossas leis serem tão brandas, hoje muitos criminosos não mais são presos, ou se são, logo são soltos e “respondem o processo em liberdade”. Isto é mais uma vergonha que assistimos a se perpetrar a cada dia em nosso país. Sempre digo: a tendência é piorar mais, pois a falta de Deus na vida do homem o leva a essas práticas inaceitáveis. Enfim, não maltrate os animais. Se você não gosta e não quer, deve haver alguém que vai cuidar dele com o carinho e a atenção que ele precisa e merece.
Cícero Alvernaz (Presidente da Academia Guaçuana de Letras)
Mogi Guaçu, 01 de agosto de 2013.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

POEMA DA LAVADEIRA

ZONA RURAL