MINEIRO NOTA DEZ
 Tem uma coisa nos mineiros que eu acho legal e gostaria de salientar. A gente brinca e aceita brincadeira numa boa. Falam do queijo, do sotaque, do uai e a gente dá risada junto e se abraça depois. Não tem essa coisa de achar ruim e até brigar quando "falam mal do mineiro". A gente assume as nossas raízes e limitações e leva tudo na brincadeira e acaba terminando tudo bem para ambas as partes. Uma vez uma pessoa começou a caçoar dos mineiros comigo e eu não estava gostando nem um pouco. Começou "tirando sarro" do nome da minha cidade. Eu lhe disse que Manhuaçu é um nome de origem indígena e aí piorou. Mas eu aguentei firme, mesmo estando em aparente desvantagem. De repente, eu comecei a falar, primeiro eu perguntei se ele sabia o significado de mineiro e de Minas Gerais. A pessoa só sabia caçoar, zombar, mas não sabia quase nada mais. Entupi ele de mineirices e depois fiquei com dó do coitado. Hoje, eu não faria mais isto, eu simplesmente ouviria calado e com orgulho de ser mineiro. Fico pensando: se as pessoas tomassem o exemplo dos mineiros, o Brasil, e até o mundo, seria muito melhor. Hoje é tudo tão cheio de "politicamente correto", pessoas que se estrepam por pouca coisa, leis que são criadas para defender as ditas minorias. Mas como que há minorias se somos todos iguais perante a lei? Daqui a pouco vão querer proibir a gente de brincar. Tudo por causa deste maldito "politicamente correto" que deve ter sido inventado por alguém recalcado e mal amado. Eu falo uai e tenho orgulho de ser mineiro. Pode brincar, zombar, caçoar a vontade. Eu tenho resposta pra tudo e pra todos. No fim a gente vai dar muitas risadas junto.

Cícero Alvernaz (autor) 04-01-2016.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

POEMA DA LAVADEIRA

ZONA RURAL