A UM VELHO. O seu andar ritmado denuncia o seu cansaço. Seu olhar profundo e distante fala de um mundo diferente no qual vives. Seu sorriso, muitas vezes imperceptível, deixa transparecer um certo contentamento interior, talvez alguma agradável lembrança que emerge de repente e coloca esse brilho no seu rosto e reflete seu amável coração. Não posso entender todo esse sentimento que flui e emana de ti. Entretanto sei e posso dizer que tudo isso me faz bem.
Vejo-te e tento me ver em ti, entender tua linguagem e teus gestos. Tento entender esse teu jeito ao mesmo tempo estranho e tão familiar. Não sei. Às vezes fico horas te olhando tentando descobrir e decifrar enigmas que surgem desta sublime contemplação. Há uma diferença, não apenas de idade e costumes – há algo contraditório que nos aproxima, e ao mesmo tempo nos afasta um do outro. Chego a imaginar nós dois andando por aí como dois jovens (ou dois velhos?) conversando animadamente, discutindo fatos do dia a dia como dois amigos que sonham em mudar o mundo. Ou, quem sabe, comentando assuntos mais amenos como, por exemplo, a chegada do ano novo e o que ele nos reserva. Nossas vidas formam momentos extremamente diferentes e opostos. Nossos sonhos têm coloridos diferentes e crescem em direções opostas. Como poderemos nos entender?
Eu queria me aproximar de ti. Colher as tuas experiências, mergulhar no teu interior e me reencontrar na tua sensibilidade. Aprender um pouco mais sobre a vida. Eu queria me perder no teu sorriso, abraçar tuas palavras... Eu queria entender esse teu jeito, me lavar em tuas lágrimas... Juntar meu jeito ao teu, minha vida à tua... Eu queria, apesar de toda contradição e diferença, me aproximar de ti, te abraçar bem forte, te beijar o rosto e te dizer: Te amo muito, te amo muito meu velho, meu Pai.

Cícero Alvernaz (autor)
Mogi Guaçu, SP, 18 de outubro de 1991.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

POEMA DA LAVADEIRA

ZONA RURAL