PONTO FINAL

Estive pensando sobre o ponto final. Ponto, pronto, acabou, ou não? Quem pensa que acabou poderá ter uma surpresa quando perceber que algo continua e se espalha pela rua. Dentro do cotidiano é engano pensar que as coisas se acabam tão facilmente. Quando tudo parece acabado, surge de um lado a lembrança e aparece a esperança e algo começa a se materializar. Ponto final é triste, pois significa que algo não mais existe deixando uma lacuna, um grito preso no ar. Mas é preciso acreditar e recomeçar, mesmo que alguém diga que não há mais jeito. Muitas vezes imaginei que encontraria a porta fechada e ninguém e nada a me esperar. Julguei perdido o momento e entre dores e lamentos me despi esperando pelo pior. Eu imaginei um ponto final, mas na verdade era só uma discreta virgula enfeitando o papel. Quantas vezes isto me ocorreu! Alguém falou mal de mim e me deixou em frangalhos. Não tive o trabalho de responder à altura. Logo depois encontrei alguém que me deu a mão e falou, sem economizar palavras, de minhas qualidades e me elogiou com sinceridade. Pensei: um procura destruir enquanto o outro levanta a nossa auto estima. Um tenta colocar um ponto final no fim da frase, enquanto o outro deixa cair uma virgula indicando um reinício dentro da oração. Estive pensando sobre o ponto final. Ele nos dá a oportunidade de reiniciar ao invés de nos impelir a parar e esquecer tudo de bom que nos aconteceu. Se alguém colocar um ponto final, eu vou recriar, reinventar e recomeçar melhor e mais inspirado deixando de lado o pessimismo, o ostracismo e vou refundar a essência de uma forma original, feliz, agradável. Nas minhas escritas sim, eu uso, mas na minha vida, nos meus projetos não tem lugar para o ponto final.

Mogi Guaçu, 22-08-2013.

Comentários

Unknown disse…
Muito importante a sua observação. Esse poder nos pertence, o poder de sempre recomeçar. O ponto final só quem põe é Deus. E a partir daí não cabe mais nada, nem "o ponto de interrogação". Não é mesmo?

Postagens mais visitadas deste blog

POEMA DA LAVADEIRA

ZONA RURAL