SORRIA! VOCÊ ESTÁ SENDO FILMADO

Por onde andamos tem quase sempre um olho eletrônico a nos espreitar. Ao entrar na loja de variedades, ao chegar ao um posto de gasolina ou quando entramos num supermercado, somo fitados por esse olho indiscreto vigiando os nossos passos e nossos gestos. Muitos ficam constrangidos ao saber que estão sendo filmados e tomam os devidos cuidados e até evitam certos gestos mais ousados preferindo os mais comedidos. Parece uma investigação, uma sombra nos perseguindo com seus tentáculos prontos para nos acusar e nos deter.

O ser humano às vezes tem mania de perseguição – um distúrbio que prejudica a sua convivência e o seu desenvolvimento. De repente cismamos que tem alguém nos perseguindo (e às vezes tem mesmo!) e ficamos trêmulos e quase sem ação. Há pessoas que têm complexos e se sentem inferiorizadas, perseguidas e incompreendidas. Algumas pessoas não conseguem enfrentar a realidade e baixam a cabeça diante de qualquer problema. Sempre se sentem filmadas, fotografadas, observadas e criticadas. Como seres humanos, todos os dias somos testados, treinados e precisamos estar sempre prontos para enfrentar novos desafios.

O medo é sempre um empecilho na nossa caminhada rumo às realizações. É como uma pedra que além de nos ferir dificulta o nosso caminhar em direção ao horizonte almejado, ao objetivo sonhado e desenhado em nossa mente. É preciso ter coragem, disposição e denodo nos enfrentamentos do dia a dia. Mas, é preciso confessar: às vezes “trememos na base” e deixamos escapar a vitória simplesmente por abandonarmos a batalha ou cedemos por medo ou pura covardia. De repente “dá um branco” e então nos omitimos temerosos e vencidos. Geralmente nos arrependemos depois, mas o prejuízo já foi contabilizado e só o que nos resta é lamentar.

Sorria! Você está sendo filmado. Mais do que uma questão de segurança, é uma metáfora considerando a realidade que vivemos hoje. Na verdade estamos sendo “filmados” todos os dias. Somos testados, vigiados e temos a dura incumbência de prover todas as carências do dia a dia. Somos uma espécie de “caixa forte” para cobrir todos os gastos normais e adicionais que fazem parte de nossos, digamos, encargos sociais. E muitas vezes somos vencidos pela correria de nosso cotidiano. Além desta carga emocional que carregamos ainda temos que “sorrir” obedecendo à ordem de algum olho eletrônico. Então, sorria!(se for possível) você está sendo filmado.

Comentários

Luciana disse…
Oi Cícero, suas mensagens continuam lindas! Indiquei um prêmio para você, afinal você merece.
Bjs
Elza disse…
Olá!!
Estou passando por aqui para dar meus parabéns
pela sua indicação, ao prêmio blog 5 estrelas!
Seu blog é muito original, parabéns 2x!
rsrs..
boa semana.
=]
Alma da Lua disse…
bem vindo a modernidade até o google heart pode te achar onde vc menos esperar ... privacidade zero ... modernidade 10 eu não sei o que é pior

Postagens mais visitadas deste blog

POEMA DA LAVADEIRA

ZONA RURAL