REFORMA NA CASA
 Neste final de ano resolvi fazer uma pequena reforma na casa. Na verdade, a reforma ou acabamento é no muro, uma forma de melhorar a frente da casa. Parecia uma simples reforma ou acabamento, algo simples e bem rápido. Para tanto, contratei um pedreiro, um profissional (que eu considero um artista) para fazer esse trabalho. Tudo simples desde a contratação do profissional até o acabamento, tudo pensado, imaginado e sonhado como normalmente acontece nessas ocasiões. Tudo bem planejado, mas na prática as coisas, a teoria muda. Uma coisa é teoria (subjetividade), outra bem diferente é a prática. Diante desta realidade já estou sentindo as dificuldades para efetuar a minha "pequena reforma", sem falar que trabalho de pedreiro não termina nunca. Vai terminar o ano e a obra não estará terminada. Mas isto é comum nesses casos, já vivi esse drama, já li essa história algures e sei, agora, como exatamente ela é. Fiquei pensando no aspecto espiritual e comecei a imaginar a "obra" de Deus em nós, o trabalho que damos a Ele, a paciência dele colocando cada tijolo, esticando o prumo e fazendo a massa. É também uma obra demorada, pois ele capricha em tudo que faz. Nós somos casa de Deus, edifício de Deus e ele é o arquiteto maior, o construtor. Tudo evolui, tudo cresce e vamos acompanhando esse crescimento de força em força, de fé em fé. Mas quando ficará pronta essa casa espiritual? Dentro deste contexto, a ferramenta é a Palavra de Deus, o martelo, a colher de pedreiro, o prumo que dão forma a essa reforma espiritual moldando cada um de nós para aquele grande dia. Eu creio assim e me baseio nessa palavra cheia de promessas e de advertências. Somos uma casa, e como toda casa precisamos de limpeza, de perfume, de arrumação, cada coisa no seu devido lugar. Deus olha para nós e se agrada de nós. Somos criaturas e filhos, somos joias preciosas, somos casa, morada de Deus através do seu Espírito. Ele nos ama, por isto está sempre cuidando de nós. A cada dia, ele nos toca, nos aviva, nos ativa e nos mostra o seu interesse para conosco. Acho interessante essa particularidade: Deus trata com cada um individualmente. Ele não junta um grupo, também chamado igreja, nivela todos e dá a eles um tratamento. Ele vem pessoalmente, individualmente e aplica em nós a sua palavra, o seu alimento, o seu medicamento. Ele é o médico dos médicos, ele, portanto, sabe qual a nossa carência, ele cura nossas enfermidades e ameniza a nossa dor. Ele é o construtor que, com todo carinho, cuida de nossa casa e faz a reforma necessária. Ao cego ele dá a visão, ao doente ele cura, ao paralítico ele dá a capacidade de locomoção, ao preso ele dá liberdade, ao ladrão ele concede uma nova perspectiva de vida, ao mudo ele dá voz e comunicação, ao endemoninhado ele limpa e prepara para uma nova vida, ao pecador ele dá salvação, libertação espiritual e uma vida de vitória. Nada o impede de agir em favor de todos que a ele se achegam. Ele é lâmpada para os meus pés e luz para o meu caminho. Ela é a Palavra de Deus personificada e eterna. Ele faz uma reforma completa atuando diariamente em nossa vida. Ele não apenas faz algo paliativo e limitado, mas ele age de uma forma perfeita e completa em nossas vidas. Tudo que temos de fazer é permitir que ele atue em nós, por nós e para nós. "Muito antes do mundo existir, desde a eternidade, eu sou. Ninguém pode livrar alguém de minha mão. Quando eu faço alguma coisa, quem é capaz de impedir?". (Isaías 43.13).  (Nova Bíblia Viva)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

POEMA DA LAVADEIRA

ZONA RURAL