ESTADOS DO BRASIL
Rio Grande do Sul, bem ao sul, sulista, terra de muitas conquistas, tradições e riquezas sem conta.
Santa Catarina com suas lindas praias e sua riqueza imensurável, seu povo amável e sua linda Floripa.
Paraná dos pinhais e riquezas mais, seu solo sagrado e abençoado que alimenta milhões com as suas produções e sua beleza - presente da Natureza.
São Paulo, orgulho do Brasil, com sua riqueza tanta que até espanta, suas estradas, seus portos e aeroportos, seus migrantes e imigrantes que povoam o Estado mais populoso do Brasil. Terra da garoa e de gente boa.
Minas Gerais, de histórias, lendas, culturas e muita bravura dos inconfidentes, com sua gente simples e sábia, seu solo fecundo que exporta para o mundo o seu café, seu famoso queijo e seus produtos artesanais. Minas é isto e muito mais.
Rio de Janeiro das praias que encantam e atraem turistas, seus morros e vielas, mulheres belas e o charme sempre recorrente, e o orgulho de ter sido capital do Brasil. Rio é beleza e encanto, é sonho, amor e acalanto.
Espírito Santo, simples, singelo e belo, Estado capixaba, cuja capital é Vitória, cheia de beleza, riqueza e glória, lindas praias e muita história de um tempo que não volta mais.
Bahia, terra mística e linda de grandes compositores, atores. Terra de Jorge Amado, Rui Barbosa, Castro Alves e de tantos outros. Terra do cacau, do carnaval e da poesia. Quero te conhecer um dia!
Sergipe de praias e de belezas, riqueza em seu solo, que vive no colo do Brasil, o menor Estado brasileiro, alegre, prazenteiro, de um povo hospitaleiro, que atrai turistas e os trata muito bem.
Alagoas, terra dos marechais, lindas praias, linda Maceió, sua capital e seu interior que transpira beleza e simplicidade. Alagoas está sempre atenta e a todos recebe com o carinho renovado.
Pernambuco, de Olinda, com o seu carnaval e de Recife, e da feira de Caruaru, de Luiz Gonzaga, o rei do baião. De riquezas e tradições. Pernambuco que aquece os corações.
Paraíba de histórias, culturas, matutos e coronéis. Terra de Jessier Quirino, o maior poeta matuto, estudioso da gente nordestina, famoso e querido por onde passa. Paraíba de José Lins do Rego, paraibano de Pilar, grande escritor brasileiro.
Rio Grande do Norte, capital Natal. Estado rico em cultura e história, terra do sal e de lindas praias, com sua riqueza e sua nobreza, sempre nos olhando lá de cima como um sentinela. Rio Grande do Norte, terra fecunda e bela.
Ceará de padre Cícero Romão Batista, que atrai turistas de todo o Brasil. Ceará de José de Alencar, Chico Anísio, Renato Aragão e Tom Cavalcanti, muita riqueza cultural e a beleza das praias de Fortaleza. Terra de cultura, solo fértil e muita força econômica no Nordeste.
Maranhão de sonhos e poesia, culturas populares, a linda São Luiz com suas histórias. Maranhão com seus arrozais e sua beleza natural, seu povo destemido, sofrido, mas nunca vencido.
Piauí, onde a pobreza impera, mas o povo luta e acredita em dias melhores. Piauí das "Sete cidades", monumento da humanidade, fonte de estudo e aprendizado. Povo forte, trabalhador e que não desanima diante da rudeza do seu clima, da seca e das dificuldades.
Goiás, o Estado mais central do Brasil com sua riqueza e sua beleza, onde está Brasília, o Distrito Federal. Goias, de Goiânia, Anápolis e tantas outras importantes cidades, com suas indústrias e sua beleza inquestionável.
Mato Grosso do Sul, da agricultura, do gado e do Pantanal. Estado rico e promissor, de Campo Grande, sua capital, cidade moderna e bela, sua riqueza em diversos setores do agro negócio. Mato Grosso do Sul, lindo Estado!
Mato Grosso, de Cuiabá, sua capital, Estado extenso e rico que exporta sua riqueza e se orgulha de sua beleza, da natureza sempre bela e viva. Promissor Estado brasileiro.
Tocantins, de Palmas, sua jovem capital, do Jalapão com sua beleza, das cidades que nascem e se estendem pelo seu vasto território. Sua riqueza, seu solo abençoado, que surge como um próspero Estado brasileiro. O mais jovem Estado do Brasil, que foi desmembrado de Goiás.
Rondônia, estado jovem e promissor, terra fértil, povo trabalhador, rondonienses sempre acreditando no futuro e trabalhando pela grandeza. Sua capital Porto Velho é uma jovem capital onde se busca o progresso e a civilidade.
Acre, capital, Rio Branco, Estado que fica bem na divisa e avisa que está em crescimento. Terra de Chico Mendes, velho defensor das matas, amigo das floresta e, portanto, da natureza. Fica bem à esquerda de nosso Mapa, felicidades ao povo acriano!
Amazonas, terra e rios, florestas a perder de vista. Seringueiros, povo destemido e forte que enfrenta a morte em regiões inóspitas. Manaus, sua capital, rainha da floresta amazônica, pulmão do mundo. O maior Estado brasileiro.
Pará, capital, Belém, Belém do Pará, terra linda, muito peixe e castanha do Pará, florestas, praias e uma cultura popular famosa em todo o Brasil. Estado rico de tradições, que tem a sua cultura incrustada no coração do povo paraense.
Amapá, cuja capital é Macapá (nome complicado de falar nos meus tempos de primário), quando Amapá era um território perdido e quase desconhecido. Mas o Amapá lá está com o seu açaí e o seu rio Amazonas. Estado promissor que recebe com amor a todos os migrantes e imigrantes que por lá aportam.
Roraima, capital Boa Vista, escondida no mapa do Brasil, local estratégico pela proximidade com outros países, terra promissora, matas, rios e sonhos.
Eis o Brasil, do Rio Grande do Sul a Roraima, nossa terra querida, nosso País abençoado por Deus.
Cícero Alvernaz, Jornalista, 19-03-2018

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

POEMA DA LAVADEIRA

ZONA RURAL