AS MUDANÇAS QUE OCORREM COM A CHEGADA DO FRIO

 
Já notaram que no inverno as pessoas geralmente ficam mais bonitas? O frio sempre nos traz surpresas, muitas delas agradáveis, outras, porém, desagradáveis.

A gente fica mais disposto e ao mesmo tempo mais retraido. O raciocínio fica mais lento, ficamos mais acomodados como se estivéssemos dominados por alguma força sobrenatural e invencível. Muita coisa muda no nosso metabolismo, mas, até por falta de opção, temos de enfrentar o frio. É o desafio que temos nesta época em que o frio prevalece.

As pessoas, especialmente as mulheres ficam mais bonitas no inverno, mas os homens também mudam a sua aparência nesse tempo. E aqui no Brasil o frio não tem hora marcada para chegar. Pode de repente vir uma frente fria e pegar todo mundo de surpresa. Daí a primeira atitude a fazer é tirar do guarda roupa aquele casaco há muito tempo sem uso e coloca-lo. Para quem trabalha à noite o sofrimento é dobrado, dependendo do local em que trabalha. Nunca estamos preparados para receber o frio.

Às vezes eu comparo o frio a uma visita inesperada e inconveniente. Quando bate à porta nós pensamos várias vezes antes de abrir, e quando abrimos fica indisfarçável a nossa cara de decepção. No frio tudo é mais difícil e sofrido. Tomar banho é um sacrifício. Até para lavar o rosto de manhã é complicado. Levantar da cama é um grande sofrimento, pois isto inclui uma atitude não só de coragem, mas principalmente de necessidade e de amor próprio. O corpo sempre pede mais um pouco de cama e nunca está satisfeito com o que lhe damos. Sempre quer mais, infinitamente mais.

O grande herói desse tempo é o sol. O astro-rei é mais rei do que nunca, e quando aparece é festejado por todos. Mas ele também tem que vencer o frio - e nem sempre consegue. Quando mais precisamos dele ele parece mais frio e indiferente. A relva sofre e fica muitas vezes coberta por uma camada espessa de gelo. O orvalho fica por mais tempo sobre a erva esperando a chegada do sol para então se dissipar. A névoa fria cobre os campos e as baixadas, e o homem da roça sai com a sua enxada rumo ao trabalho lutando contra o frio denso da manhã. Ele clama pelo sol, mas este demora a chegar ou chega frio, indiferente e distante. Sem outra opção, o homem da roça enfrenta e vence o frio com a sua arma, a enxada, que há milênios garante o seu sustento e o de sua família.

Já notaram que no inverno as mulheres ficam mais bonitas? Esta é a grande vantagem do frio. Ele faz bem aos nossos olhos e aos nossos corações. Ele nos premia com essa beleza que é exposta diariamente bem diante de nós. E então aproveitamos para ver, admirar e amar o que há de mais lindo sobre a terra: a mulher. Na verdade, são elas que nos aquecem no inverno e enchem a nossa vida de alegria, prazer e muita poesia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

POEMA DA LAVADEIRA

ZONA RURAL