MEUS HINOS PREFERIDOS
Penso que todos têm os seus hinos preferidos. Na década de 70 era apresentado um programa na Rádio Copacabana do Rio de Janeiro, que se chamava “Peça o seu hino preferido”. O referido programa era apresentado pelo radialista e compositor evangélico Josias Meneses. Foi um programa de muito sucesso na época, que alavancou a audiência, inspirou, alegrou e renovou a muita gente. Hoje, infelizmente, não existem mais programas evangélicos desse nível.
Depois de tanto tempo, de tantas idas e vindas, sofrimento, alegrias e decepções com as igrejas, me lembrei desse tempo e do meu sentimento, da alegria e do prazer em ouvir aqueles cantores que eram tantos e louvavam de uma forma espontânea, inspirada e que inspirava os ouvintes e renovava a nossa fé. Não vou citar nomes para não ser indelicado me esquecendo de alguns, mas no contexto daquele programa podia se ouvir vozes ungidas, sons que se elevavam até ao céu.
Hoje, a história é outra, os papéis se inverteram, a tônica é outra, é outro o conteúdo, são outras as intenções. Para começar, não se diz mais “hinos”, não é mais uma apresentação de louvores, mas trata-se de um show gospel com forte apelo pessoal e midiático. Tudo é feito em nome de um marketing profissional, bem analisado, pintado e voltado para os refletores, focado numa mídia nem sempre confiável. Ficou para trás a simplicidade, a naturalidade e entrou em campo a superficialidade.
“Peça o seu hino preferido” e você será atendido, o atendimento ao seu pedido é garantido. Penso que todos têm os seus hinos preferidos, o seu louvor marcante que mexe e eleva, transporta e o que importa é sentir a presença de Deus. A música é algo lindo, comovente, atraente e de repente pode ser um elo, uma ligação direta com o céu, onde os louvores são perfeitos e eternos. A Bíblia nos ordena a louvar. O maior livro da Bíblia, o livro dos Salmos, é todo de louvor. São 150 o número dos louvores e o último louvor deste livro, que é dividido em cinco capítulos, nos diz: “Aleluia! Louvem a Deus no seu templo! Louvem o Senhor os céus que ele criou com o seu poder. Louvem o Senhor pelos seus feitos poderosos; louvem o Senhor pela sua imensa grandeza! Louvem o Senhor ao som de trombetas; louvem o Senhor com harpas e liras! Louvem o Senhor com tamborins e danças; louvem o Senhor com instrumentos de corda e com flautas! Louvem o Senhor com címbalos sonoros; louvem o Senhor com címbalos ressonantes! Todos os seres vivos louvem o Senhor! Aleluia!". Peça o seu hino preferido! Eu já pedi o meu.
Cícero Alvernaz (autor) 07-11-2016.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

POEMA DA LAVADEIRA

ZONA RURAL