20 DE OUTUBRO, DIA DO POETA.
Muitas pessoas não gostam dos poetas, mas gostam da poesia.
Outras confundem os poetas com as suas poesias.
Poeta é quem produz poesia,
mas poesia não se produz: ela já vem "produzida".
Desde criança sempre gostei de poesia,
mas até hoje não sei bem o que é poesia,
de que ela é feita e qual a sua real real função
na vida das pessoas.
Dizem que o poeta escreve melhor
quando está triste, melancólico, "pra baixo".
Eu escrevo melhor quando estou mais sensível
estando alegre, triste ou melancólico,
mas cada um é cada um.
Muitas pessoas têm preconceito contra os poetas.
Já ouvi cada uma!
Aprendi a não ligar para as provocações
e chego até a tirar proveito delas.
Hoje mesmo li algo semelhante no jornal.
Não liguei, respeito sempre a opinião de todos,
principalmente dos mais velhos.
Quando me xingam, eu imagino que a pessoa
está xingando a si mesma
como naquela história de "cuspir pra cima".
Mas eu falava dos poetas e de suas poesias.
Dia 20 de outubro é o dia dos poetas,
mas nós não temos dias: temos poesias,
e temos a sensibilidade para ver e sentir
o que se passa todos os dias.
Cícero Alvernaz (autor)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

POEMA DA LAVADEIRA

ZONA RURAL