NÃO SEI POR QUE VOCÊ SE FOI

         Não sei por que você se foi e, na verdade, acho que nem você sabe a razão que te fez partir tão cedo. Foi tudo muito rápido, tão rápido que nem deu tempo para a gente se despedir direito. Foi tudo muito simples, a principio foi apenas uma despedida a mais entre tantas que se sucedem todos os dias.
         Não sei por que você se foi, e você não se foi porque queria ou porque precisava ir. Me lembro que foi uma decisão repentina, e quando dei por mim te procurei, mas você já tinha partido. Fiquei olhando a distância até onde a minha vista alcança, mas você já tinha desaparecido. Olhei em volta, olhei o chão e fiquei “sem chão” quando me toquei que você já tinha ido e talvez nunca mais voltasse.
         Eu nunca pensei que uma partida doesse tanto! O ato de partir sem se despedir parece doer mais, e sempre dói muito, principalmente no momento seguinte. Confunde a mente da gente, dá um nó e causa dó. Eu não queria acreditar, voltei para casa e te procurei, mas sequer uma lembrança sua encontrei. Ficaram apenas a dor, a saudade e o vazio. Tentei entender e absorver, mas o meu coração não quis, pois ele estava infeliz.
         Fiquei remoendo lembranças, fechei os olhos e te imaginei. Tentei fazer alguma coisa para te esquecer, tentei me descontrair, tentei sair... Fiquei vagando, pensando, refletindo, mas de nada adiantou, pois a sua presença estava comigo em forma de saudade fazendo brotar lágrimas num misto de ansiedade e desespero. A vida é assim mesmo, mas eu não imaginava que doesse tanto. Às vezes eu pensava e dizia: como é bom estar com você! Mas eu nunca imaginei como seria tão ruim “estar sem você”.
         Não sei por que você se foi e, na verdade, acho que nem você sabe a razão que te fez partir tão cedo. Mas agora você certamente já sabe e, provavelmente, sente como eu a dor, o vazio, o frio e tudo que nos ocorre. Não sei por que você se foi e tento encontrar um motivo, uma causa, mas não encontro. Por aqui, a vida continua no seu compasso, mas me falta um pedaço, um abraço, um sorriso... Me falta razão, me falta emoção e coragem para enfrentar a seqüência das noites e dos dias. Sem você por aqui tudo ficou sem gosto e sem graça como sentar no banco de uma praça e sentir-se num deserto, olhar em volta e não ver ninguém por perto.

         Cícero Alvernaz, 58, (Presidente da Academia Guaçuana de Letras)
         Mogi Guaçu, 29 de janeiro de 2013.

         

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

POEMA DA LAVADEIRA

ZONA RURAL