HISTÓRIA DE UMA VIDA
Joaquim Alvernaz (também conhecido como Quinca Alvernaz) nasceu na cidade de Bom Jardim, Estado do Rio de Janeiro, no ano de 1885. No dia 25 de julho de 1905 se casou com Querubina Batista na cidade de Manhumirim, MG. Joaquim, quando era ainda adolescente, foi balconista, depois foi barbeiro, lavrador e sacristão. Quando adulto foi carpinteiro e também exerceu a profissão de dentista prático. Foi nessa época que Joaquim Alvernaz conheceu o Evangelho de Cristo e se converteu na igreja Presbiteriana – se tornando um fiel cristão até o dia da sua morte. (Apocalipse 2. 10b).
Com o tempo, o casal Joaquim e Querubina se mudou para um lugar denominado Volta Grande, MG, onde nasceu a primeira filha do casal a qual faleceu poucos meses depois. O casal teve ainda 10 filhos formando assim uma família grande, tradicional e muito abençoada por Deus. Foram estes os seus filhos: (a partir do mais velho) – Dulcina, Clarisminda, Juventino, Oséias, Geny, Antonio, Genésio, Adonias, Maria e Nair. Hoje, temos entre nós os seus netos, bisnetos e etc. Deus tem abençoado sobremaneira esta família – cumprindo em nós, e através de nós, a Sua Palavra: (Salmos 127 e 128).
Com o passar do tempo, o casal se mudou para Caparaó depois para Presidente Soares (hoje Alto Jequitibá, MG), Príncipe e Caratinga. Após o casamento dos filhos, Joaquim e Querubina passaram a residir nas propriedades dos mesmos e dos genros. A família cresceu, floresceu e hoje é numerosa e está espalhada por várias partes do Brasil tais como: Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Estado de São Paulo, interior de Minas Gerais e no exterior. Somos milhares de descendentes desta linda família que se orgulha de sua origem e de seu nome que soa como um lindo poema: ALVERNAZ.
Joaquim Alvernaz faleceu já bem velho em São Pedro do Avai, Manhuaçu, MG. Alguns anos após morreu sua fiel companheira de muitos anos, Querubina Batista Alvernaz. O único filho do casal que ainda está vivo é Adonias Alvernaz, que é pastor evangélico, e conta hoje 86 anos de vida abençoada. Agradecemos a Deus por esta laboriosa família, a qual começou com o casal Joaquim e Querubina o qual se uniu há mais de 100 anos. As palavras não são suficientes para descrever as bênçãos recebidas através do exemplo deste casal cuja união deixou lindos e maravilhosos frutos. Só nos resta dizer: GRAÇAS A DEUS POR TUDO. (Cícero Alvernaz, 52, poeta e escritor, Membro da Academia Guaçuana de Letras). Mogi Guaçu, 26 de novembro de 2006. Nota. Adonias Alvernaz faleceu no dia 19 de outubro de 2007, aos 87 anos.
By Cícero Alvernaz.

Comentários

Adailton Emerick disse…
Olá Cícero,
Creio que você seja um descendente do Joaquim Alvernaz. Ele foi um evangelista que prestou assistência aos meus ancestrais em Volta Grande - MG (hoje Dom Cavati). Graças a Deus pela sua graça e por ter usado o Evangelista Joaquim Alvernaz, a família da meus tetravós e trisavós tiveram a assistencia de um discipulador, depois de primeiro terem se convertido apenas com a leitura da bíblia no fim do século XIX.

Um grande Abraço,

Adailton

Postagens mais visitadas deste blog

POEMA DA LAVADEIRA

ZONA RURAL